Grade Curricular

O MPGI oferece ao aluno a possibilidade de cursá-lo em duas modalidades:

O inglês é idioma de uso comum ao longo do curso, nas atividades didáticas e na elaboração dos trabalhos escolares. Alunos de Pós-Graduação de diferentes escolas de todo o mundo participam das disciplinas, promovendo um ambiente de diversidade cultural e fortalecendo a experiência internacional.

O MPGI possui duas modalidades:

Intensiva: nesta modalidade o aluno estuda seis meses na FGV/EAESP, seis meses em uma das outras 28 universidades ligadas ao CEMS (5º Melhor mestrado internacional pelo Ranking do Financial Times) e tem mais seis meses para escrever o Trabalho de Conclusão de Curso.

Regular: nesta modalidade o aluno estuda um ano na FGV/EAESP e um ano em uma das universidades parceiras do MPGI. Na modalidade Regular o aluno pode optar pela dupla titulação com uma das sete escolas parceiras, além do CEMS, e passar um ano no exterior. Caso opte pelo CEMS, o aluno pode frequentar até duas das vinte e oito escolas conveniadas.

Para as duas modalidades, o aluno deve cursar o mínimo de 360 horas-aula. Para a modalidade Regular, dependendo da universidade parceira, o aluno deverá cursar mais horas.

Nas duas modalidades, o aluno deverá cursar três disciplinas obrigatórias (Applied Research Methodology, Strategy e Global Management and Practices) e pelo menos 13 disciplinas eletivas.

No Brasil, as disciplinas são ministradas em 9 sessões semanais e o curso completo corresponde a 360 horas-aula. A cada semestre são oferecidos dois módulos (fevereiro a abril; abril a junho; agosto a outubro; outubro a dezembro). A única exceção é a disciplina “Applied Research Methodology”, obrigatória, que é cursada ao longo de um semestre inteiro.

As aulas, no Brasil, são ministradas de 2ªf a 6ªf, nos períodos diurno e noturno. Oferecemos disciplinas nos seguintes horários: 9:00 – 12:00; 13:00 – 16:00; 16:00 – 19:00 e 19:00 – 22:00.  A grade horária de cada aluno dependerá da quantidade e das disciplinas que ele optar por cursar, a cada semestre. Porém, para a modalidade intensiva, os alunos cursam, em geral, 4 a 5 disciplinas simultaneamente, escolhendo as disciplinas de acordo com sua área de interesse e horários.

Nas duas modalidades, o aluno deverá redigir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC poderá ser uma dissertação, um projeto de consultoria, um estudo de caso, um caso de ensino. Priorizam-se trabalhos de conclusão com aplicabilidade no mundo de negócios.